Histórico



A Congregação São Lucas foi fundada em 18.04.1970 e, até 2003 fazia parte da paróquia São João, juntamente com a Congregação São João do bairro Mathias Velho.
As atividades da congregação tiveram início com estudantes do Seminário Concórdia, trazidos pela Congregação Cristo de Niterói. No dia 26 de novembro de 1972 foi inaugurada a capela, situada na Rua Coronel Vicente n° 1340, onde foram realizados os cultos até 14 de abril de 2007. Os primeiros estudantes foram Arnaldo Huff e Reinaldo Walkinir.
O primeiro pastor chamado foi o rev. Emilio Schimidt que exerceu esta função de dezembro de 1973 até o final de 1978. Depois vieram os pastores Ronaldo Steffen, Paulo Vaz, Roni Marquardt, Elton Luithart, Elmar Hepp, Elmer Link, Altair José dos Santos, Maiquel Helwig e Paulo Edmundo Jung, de 01.05.2012 a 03.04.2016. Desde 14.01.2017 o pastor Leonardo Strelow Leão.
Em setembro de 1995, realizamos o I Culto Crioulo na localidade de Berto Círio, em Nova Santa Rita, município vizinho de Canoas, com a participação também de moradores locais luteranos. A partir deste evento, o Pastor Elmar Hepp iniciou um trabalho missionário naquela localidade, realizando dois cultos por mês durante um ano, no mesmo galpão cedido por um membro da nossa Congregação que reside em Berto Círio.
Assim, prevendo o desmembramento da paróquia e com vistas a um trabalho pastoral individual em cada comunidade, a congregação adquiriu, em 2001, três terrenos na Rua Graciliano Ramos, esq. Rua Clóvis Bevilácqua, no bairro Harmonia, onde seriam construídos o novo templo e a casa pastoral.
Em julho de 2005 foram iniciadas as obras de construção do novo templo e, em 22.04.2007, foi realizado o culto de inauguração do templo. A casa pastoral foi entregue em 2009, quando foi instalado o primeiro pastor chamado para o novo templo, rev. Maiquel Lemes Helwig.
Em 13.09.2011, na programação da Semana Farroupilha, inauguramos nosso Galpão Crioulo, que tornou-se mais um espaço para realizarmos as atividades e programações da nossa comunidade.
Atualmente, a congregação possui 111 membros filiados, sendo a maioria moradora próxima ao bairro.

Departamentos

Fundado no dia 06 de agosto de 1972, o Departamento de Jovens realiza seus encontros após os cultos. Três membros que estiveram presentes na data de fundação da juventude hoje ainda permanecem ativos na congregação, são eles: Ivoni Fachin Lemke, Ramão Lemos Peralta e Vera Regina Lemke Guterres.
Fundado em 05 de dezembro de 1979, o Departamento de Servas reúne-se as segundas e quartas sextas-feiras do mês.
O Departamento de Leigos reúne-se todas as primeiras e terceiras sextas-feiras do mês.
A Congregação ainda conta com a Escolinha Bíblica, que funciona durante os cultos e o estudo de Confirmandos.

Programações e Eventos da Congregação

Retiro de Casais: vem acontecendo há dez anos, sempre no inverno nos meses de junho ou julho. Até 2015, foram nove eventos na Serra Gaúcha (três em Farroupilha e seis em Nova Petrópolis) e um no litoral norte gaúcho, na Praia de Curumim (Capão da Canoa).

      Retiro de Famílias: Neste ano de 2017 foi realizado o segundo Retiro das Famílias da Congregação. Aconteceu nos dias 3 a 5 de março, 26 membros da Congregação se reuniram na casa da IELB em Tapes, RS, foram muitos momentos de confraternização, gincana, louvor, lazer e jogo de vôlei à beira da Lagoa dos Patos.

Chá campeiro: ocorre todos os anos no mês de setembro durante as comemorações da Semana Farroupilha. Neste mês, também realizamos o Culto Crioulo sempre dia 20, seguido de churrasco.

Retiro dos Leigos: O Depto de Leigos realiza seu retiro, em um fim de semana, todos os anos em datas variadas, tendo já realizado em: Fortaleza dos Valos, Mostardas, Tapes, Quintão e, em 2014, em Três Forquilhas.

Brechós Beneficentes: O Depto de Servas realiza diversos brechós ao longo do ano, sempre próximo às principais datas festivas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças).

Festa Junina: programação é realizada pelo Depto de Jovens.

Ação de Graças: A Congregação geralmente realiza culto com almoço ou jantar de Ação de Graças no final de ano.

Em todas as datas comemorativas realizam-se alguma atividade com a participação dos departamentos nos cultos, tais como: dia das mães, dos pais, das crianças, natal e advento, entre outros.

Os cultos da Congregação São Lucas são realizados todos os sábados às 18h e no primeiro domingo de cada mês às 10h, seguido de almoço de confraternização.

Nenhum comentário: