segunda-feira, 15 de setembro de 2014

História de pescaria marca retiro de leigos



Neste fim de semana, 13 e 14.09, aconteceu o retiro de leigos da CEL São Lucas no município de Três Forquilhas,RS. Chegamos por volta de 10h30 do sábado na Congregação São Paulo de BoaUnião, onde fomos muito bem recepcionados pelo pastor local, reverendo Silvio Souza, sua esposa e membros da comunidade que nos proporcionaram suas ótimas instalações.
Foram momentos de muita confraternização, alegria, diversão e também de louvar e agradecer ao nosso bom Deus pela nossa vida e a bela natureza do local que Ele criou.
Como sempre acontece nestes momentos, e não pode faltar, uma boa estória de pescador: Durante a pescaria colocávamos os peixes pescados em um puçá (*) que ficava amarrado em um galho à margem do rio Três Forquilhas. À tardinha já havia cerca de 20 peixes no puçá. De repente observamos e estranhamos que a correnteza do rio havia aumentado e trazia galhos e folhas pelo rio.  Logo em seguida anoitecia e começamos a recolher o material para irmos embora. Para nossa surpresa, o puçá tinha sido levado pela correnteza. Voltamos tristes pela perda e contamos o acontecido para os companheiros que haviam ficado no acampamento.
Para nossa surpresa descobrimos que o aumento da correnteza do rio e os galhos que passavam eram devido à limpeza que um dos membros havia realizado nos galhos que estavam represando a água do rio há uns 500 m antes do local onde estávamos pescando, o que acabou por liberar aquela quantidade de água, galhos, folhas e o nosso cesto de peixes.
 Depois de algumas conversas, cerca de uma hora, nosso pastor acompanhado de mais três pessoas e armado com uma garatéia (*) e uma lanterna, retornou ao local e, não mais que meia hora depois, voltava ao acampamento com o cesto de peixes na mão. Nosso pastor, além de salvador de almas, também foi o salvador de nossa pescaria.

*Puçá é um cesto de rede aramado usado na pesca para armazenar os peixes e conservá-los vivos, mergulhado na água do rio ou outro local.
* Garatéia é um tipo de anzol com três ou quatro pontas utilizado na pesca ou para recuperar objetos que tenham caído na água.

Veja fotos do encontro aqui

Um comentário:

carlos disse...

Um baita fim de semana movimentado em três forquilhas.....Obrigado a todos que participaram......