domingo, 29 de maio de 2016

Enfrentar sozinho ou confiar no Bom Pastor?



SALMO 23

Neste ano queremos postar no blog da congregação estudos/devoções para fortalecer a nossa fé e nos dar coragem para vivermos neste mundo. Como primeira devoção, escolhi o Salmo 23, porém, falar sobre este Salmo é ter dois desafios na minha frente: 1º falar de algo bem conhecido. 2º é um desafio falar de um poema bíblico. E este desafio é porque eles expressam algo da atualidade da época, e isso faz um bom tempo.

Pois bem, então vamos conhecer um pouco do seu contexto e aplicar para a nossa vida.
O Salmo 23 foi escrito por Davi. Antes de se tornar Rei, Davi era pastor de ovelhas, então ele sabia o que estava escrevendo, o significado de ser pastor. Mas na época que ele escreveu este salmo ele já era Rei, e estava sendo perseguido, sofrendo muito pelas ameaças de morte que seus adversários faziam.
É interessante ver que, mesmo Davi sendo rei, ele tinha medo, sendo aclamado como o ungido do Senhor, ele pecou, e mesmo assim ele sabia que podia confiar no bom pastor, com referência ao que encontramos no Evangelho de João, a saber, o bom pastor é Jesus (Deus).
Davi fala que o pastor de ovelhas, é aquele que conduz as ovelhas por caminhos verdejantes, que protege de perigos e que, principalmente, carrega as ovelhas nas dificuldades, ou seja, nas roupas dos pastores havia um bolso na frente, como a bolsa de um canguru, e quando a ovelhinha não conseguia caminhar ele a levava.
O Salmo diz, prepara uma mesa na presença dos meus adversários, Davi pode falar isso porque ele sabia que Deus estaria na frente dele, assim como esteve em todas as suas batalhas que enfrentou. Só que, quando nós queremos falar isso, dizemos para deixar que nós preparamos a mesa, pois nós somos bons. Queremos tomar a frente e lidar com os “lobos” de nossa vida sozinhos.
Se tem problemas em casa, entre o casal, entre os filhos. Se tem problemas na escola, faculdade, se está com problemas físicos, uma doença grave, ou um vício que não consegue largar, até mesmo algum pecado que não queremos que ninguém saiba; se vou tomar uma decisão importante na minha vida. Usamos de nossas forças para resolvermos tudo, pensamos que Deus não sabe o que está passando conosco, passamos o pastor Jesus para trás e deixamos o nosso corpo na linha de frente. Não oramos a Deus em qualquer situação, mesmo ele prometendo nos atender, ele sabe o que está passando em nossas vidas, ele está na nossa frente.  Não precisamos enfrentar nossos problemas sozinhos, não precisamos ser masoquistas, Cristo está presente em nossa vida.
Meus irmãos, seguimos Cristo porque ele está na nossa frente.  Assim ele sabe o que podemos enfrentar e o que vamos conseguir passar, ou seja, nossos sofrimentos e problemas pessoais, ele sabe que se não conseguirmos passar ele nos levará por outro caminho.
Ele é o bom pastor, ele deu a vida para garantir a certeza que estaria presente conosco todos os dias e em qualquer problema. Cristo é o bom pastor, ninguém pode arrancar isso de nós, nem nossos adversários, nem lobo, nem inferno, nem satanás, pois eles já estão derrotados pelo próprio Cristo.
O Salmo 23 é um belo Salmo, lido em muitas ocasiões, quase todos sabem de cor. Eu já sabia muito sobre ele, mas quando fui estudar este texto para esta mensagem, me deparei com uma coisa muito interessante. Todos os verbos que estão no futuro, não se referem ao futuro, mas seu sentido no texto é para o presente. Por exemplo: o Senhor é meu pastor e nada me falta; bondade e misericórdia certamente me seguem.
Apenas um verbo encontra-se no futuro, é exatamente o verbo do versículo 6: e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre. Davi já tem a certeza de que seu lugar no céu já está reservado, e essa certeza podemos ter também.
Meus irmãos, se este Salmo já era consolador ler assim, com esta perspectiva fica mais consolador. O Jesus é o nosso pastor, o Bom Pastor na nossa vida diária. Em todos os momentos de nossa vida, nada deixa faltar. Se sofrimentos baterem em nossa frente, Jesus está lá para nos guiar e nos cuidar, se preciso for, nos carrega em seu colo. E se isso não bastasse, ele deixou garantido a nossa morada no céu.

Alisson Jonathan Henn , formado em Teologia pela ULBRA em 2014, pós-graduando pela mesma instituição

Nenhum comentário: